Pelos caminhos da fotografia de moda
Depois do meu curso de fotografia, estagiei no estúdio de um fotógrafo profissional conhecido no mundo da fotografia de moda. Costuma trabalhar com revistas e celebridades portuguesas. Ao longo desses meses, conheci jornalistas, atores, cantores, e ajudei-o em sessões fotográficas de moda e publicidade para a Vogue, Máxima, Activa, Must, Turbilhão…
Antes das sessões, preparávamos os cenários e a iluminação.
Enquanto estive no estágio, cheguei à conclusão de que fotografia de moda é uma das minhas áreas preferidas, apesar de não ser o tipo de trabalho que faço.
Em baixo, falo-vos um pouco de algumas ideias-chave sobre esta área.
A fotografia de moda está sempre presente no nosso dia a dia
No nosso dia a dia, deparamo-nos constantemente com fotografia de moda. Em revistas, mupis e outdoors, nos sites de lojas de roupas e até mesmo nas redes sociais, a moda fotografada é uma presença que nos é tão familiar, que convivemos com ela como se parte do nosso quotidiano se tratasse.
Seja para acompanhar o lançamento de coleções, mostrando o gosto estético de um estilista, seja para publicidade, catálogos ou outros produtos, a fotografia de moda enche-nos os olhos de beleza, e é por si só uma arte.
Por isso, é fundamental que o fotógrafo tenha um olhar artístico, que compreenda bem o público a quem o produto se dirige, e que saiba contar uma história com a sua câmara fotográfica.
Depois, a acompanhar o conceito genérico de fotografia de moda, há todo um mundo vasto que passa pela fotografia de beleza ou pela fotografia editorial ou comercial.